---

Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo



NEWSLETTER - JANEIRO 2019|ano IV|#1

---

NOTÍCIAS

---

II Edição dos Jogos AEEP

23 de março

II Edição dos Jogos da AEEP, irá realizar-se a 23 de março no Colégio Marista de Carcavelos, em Cascais.

Esta II edição dos Jogos AEEP reúne o apoio institucional do Comité Olímpico de Portugal e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com o projeto +Desporto tem permitido consolidar junto dos nossos Associados e parceiros a importância destas competições.

As inscrições decorrem até 15 de fevereiro, estando toda a informação disponível no site da AEEP, ou junto do coordenador do +Desporto, professor Manuel Alves: ma@aeep.pt

---

International School Choice and Reform Conference

International School Choice and Reform Conference 2019 realizou-se nos dias 10 a 13 de janeiro em Lisboa. Esta conferência que se realiza nos Estados Unidos da América desde 2012, junta os mais reconhecidos académicos mundiais que estudam a escolha da escola.
Este ano, a conferência estreou-se na Europa (Lisboa) à qual se juntou também a European Association for Education Law and Policy (ELA). A AEEP juntou-se desde a primeira hora para que esta conferência fosse uma realidade. 

Esta conferência reúne anualmente cerca de 100 académicos de todo o mundo que estudam a liberdade de escolha da escola e a reforma dos sistemas educativos, nomeadamente os seus fundamentos, os seus instrumentos e os seus resultados. O que esta conferência tem de especial é que, ao contrário de muitos outros encontros em que se discute temas de educação, o critério único para se poder fazer uma apresentação é que essa apresentação seja baseada em investigação, que essa investigação seja metodologicamente sólida e que as conclusões apresentadas sejam o que decorre dos dados. Há investigadores quantitativos e investigadores qualitativos. A área disciplinar dos participantes é muito diversa: economia da educação, ciência política, direito, ciências da educação, administração e gestão, sociologia. Todos olham para os mesmos fenómenos com perspectivas diferentes, o que enriquece a discussão e permite construir conhecimento mais sólido.

---

Grupos de Acompanhamento

Para debater os DL 54/2018 e 55/2018, realizámos 13 reuniões em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. 

A riqueza das intervenções e a troca de dúvidas e experiências permitiu um trabalho colaborativo que queremos potenciar para continuarmos a melhorar o ensino nas nossas escolas e continuarmos a marcar a diferença como exemplo de ensino de qualidade em Portugal.

Inicia-se agora numa nova fase que é a de acompanhamento do trabalho que está a ser realizado pelas escolas privadas, de forma a podermos participar na estrutura de monitorização que está criada na Direção Geral de Educação.

O objetivo é criar um mínimo de 5 grupos de zona geográfica, correspondentes às equipas criadas pelo Ministério da Educação, que coincidem com as Delegações Regionais da DGESTE. 

Este trabalho parece-nos muito importante, pois a troca de experiências e a aprendizagem em comum é uma ferramenta poderosa de criação de valor no Ensino Particular e Cooperativo. O desafio de continuarmos à frente na oferta que fazemos aos nossos alunos encontra na flexibilidade curricular terreno fértil para a diferenciação dos nossos Projetos Educativos.

Acreditamos que com a partilha de boas práticas e a criação de massa crítica entre as nossas escolas continuaremos um passo à frente do ensino estatal.

---

Contrato Coletivo de Trabalho

SIPE e SEPLEU

A Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF) assinou no mês de janeiro, com o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e o Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), novos Contratos Coletivos de Trabalho, estando os mesmos depositados na DGERT, para publicação no Boletim do Trabalho e Emprego.

Estes acordos com as mesmas condições dos já anteriormente celebrados com a FNE, SPLIU e ASPL vêm consolidar o caminho até aqui traçado pelo setor, mostrando que a conciliação é possível, e no caso da Educação, alargada.

A CNEF continua em negociação com outros sindicatos de professores, bem como com sindicatos que representam os não docentes.

---

Prémio Padre Nuno Burguete, SJ

Inscrições para 9.ª Edição


Está lançada, com a abertura das inscrições, a 9.ª Edição do Prémio P. Nuno Burguete, sj, 2017/2018.

O Prémio Padre Nuno Burguete, SJ, tem por objetivo homenagear um Educador de cada Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo associado da AEEP, que se tenha distinguido durante a sua carreira escolar ao serviço da Educação e dos Alunos.

O Prémio homenageia também o Padre Nuno Burguete, s.j., um incansável lutador pela autonomia do Ensino Particular e Cooperativo e um defensor empenhado da Liberdade de Educação.

As candidaturas estão abertas até ao dia 28 de fevereiro de 2019.  Toda a informação está disponível para consulta na área reservada do site da AEEP.

---

ACONTECE

---

Encontro no Parlamento Europeu

5 de fevereiro

Realiza-se no dia 5 de fevereiro o encontro anual com os Deputados do Parlamento Europeu. Este ano esse encontro é revestido de um maior protagonismo, pois estarão presentes Deputados das três maiores famílias politicas europeias: Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), Grupo do Partido Popular Europeu (EPP) e Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D).

---
---
---

AGENDA

27 fevereiro – Assembleia Geral 

23 março –  II Edição Jogos AEEP

---

Siga-nos no Facebook colocando Gosto na nossa página.



---